Dividir as obras cinematográficas em gêneros já é
complicado. Quem dirá dividir um gênero em sub-gêneros. Fica difícil delimitar
um filme em apenas um gênero, já que normalmente as obras podem se encaixar em
2 ou mais tipos. Mas, de maneira simples, tentarei dividir os filmes de terror,
a fim de destacar as obras de cada um, explicando suas
características.
Existem várias classificações diferentes dentro do gênero
terror, nenhuma oficial. Escolhi a mais simples, que abrange o maior número de
filmes:
Fantástico/Monstros – Filmes com personagens não humanos, ou
humanos que sofreram mutação, como no caso de experimentos que deram errado. Esses
filmes, normalmente, beiram o trash e o cômico. Principalmente quando os
recursos financeiros não são suficientes para criar um monstro “realista”.
Cena do filme "Olhos Malditos 3"
Já no caso de filmes que se utilizam da mutação humana, acredito que tenham muito mais efeito psicológico. Seus "vilões" parecem muito mais reais, e com isso tendem a deixar quem assiste com mais medo de dar de cara com um desses por aí, como no filme "A Viagem Maldita":
Um exemplo do sucesso dos zumbis é o seu desdobramento em outros produtos, como histórias em quadrinho, séries de TV e jogos. The Walking Dead, uma das séries de maior sucesso na televisão americana vem ganhando grande público no Brasil. Esse sucesso indica que novas séries de televisão de terror virão por aí.
Série The Walking Dead: dos HQ's para as telas
Sobrenatural: Um dos melhores subgêneros do terror, os filmes com espíritos/fantasmas, utilizam do psicológico e das crenças dos espectadores. Normalmente apoiado na religião, possui um personagem, o principal, que recebe o espírito, é atormentado por ele ou simplesmente conhecedor da sua presença.
"O último Exorcismo"
Dentro dos filmes de espíritos destacam-se os de Exorcismo. Normalmente essas obras de ficção são realizadas como documentário, para dar maior veracidade aos fatos apresentados.
Slasher - Filmes com serial killers com máscara/fantasia, que matam aleatoriamente. Costumam ser produzidos com baixo orçamento, muito sangue fake e jovens bonitinhas. Sucesso de bilheteria e fracasso nas críticas, esses filmes geralmente possuem muitas sequências e pouca qualidade. Mas mesmo assim não conseguimos não assistir. Nem que seja pra dar boas risadas.
Psicológicos - Na minha opinião, o melhor do gênero. Esses filmes tem muito mais foco no desenvolvimento da história e dos personagens do que nas mortes em si. E por isso são tão bons. Sem efeitos especiais de segunda, o filme te faz ficar tenso pela trama bem amarrada, os personagens interessantes e principalmente pelo fato de que tudo aquilo pode acontecer no mundo real. Tirando casos raros, como "O Exorcista", esses são os únicos filmes do gênero de terror que conquistam a crítica.
Camila Galvão
Cada dia esse blog está mais lindo e mais assustador! Parabéns a todos! Haha
ResponderExcluirbem bacana.
ResponderExcluirexperts em terror!!!