segunda-feira, 2 de abril de 2012

A Arte do Horror de Joshua Hoffine

Não existe nada mais fértil do que a imaginação de crianças. E quando se trata de pensar em monstros  então... Haja explicações dos pais dizendo que não existe nada embaixo da cama ou dentro do armário. Mas, e se existisse? É este o conceito usado pelo fotógrafo Joshua Hoffine para definir o universo de terror da sua arte. 



Desde 2003 focado no terror, Joshua explora em sua fotografia nossos medos infantis, os mais primitivos e que agora estão esquecidos. Para ele, quando lembramos dessas imagens o medo volta. É como se ele pegasse nossos medos psicológicos, colocasse-os para fora e fizesse um retrato.


As fotos são baseadas na infância da década de 40 e 50 nos Estados Unidos, representando um período de relativa inocência. As cenas também são relacionadas a filmes como Psicose e a Noite dos Mortos, de grande sucesso mundial.



Eu acredito que o horror está envolvido com a imprevisibilidade e iminência da morte, e a implicação de que não há certezas na existência. As experiências do horror residem nessa confrontação com a incerteza. O horror nos diz que nossa fé na segurança é uma ilusão, e que os monstros estão ao nosso redor.” - Joshua Hoffine


Além de ver as fotos incríveis de Joshua, é possível acompanhar a produção de cada fotografia em seu blog http://joshuahoffine.wordpress.com/ É extremamente interessante a maneira simples e ao mesmo tempo sofisticada como cada cenário é montado. Vale a pena conferir. 




Para ver outras produções e conhecer mais sobre Joshua basta acessar o site http://www.joshuahoffine.com e se maravilhar com a sua arte do horror. Obrigada ao Marcos Delacoletta pela indicação!!!



Camila Galvão

Um comentário:

  1. Muito foda. Hitchcock já dizia que nossos medos infantis nos perseguem até o fim da vida, mas disfarçados de outras coisas. Não tem muito a ver, mas lembrei de outro ensaio fotográfico que remete ao macabro e à infância.

    http://www.awwwards.com/from-enchantment-to-down-by-thomas-czarneki.html

    ResponderExcluir