terça-feira, 17 de abril de 2012

Remakes


É conhecido como Remake a refilmagem de um filme, dando a ele uma versão mais moderna e com recursos que seus precursores não possuíam. Algumas vezes um remake também é feito para atingir novos públicos, como no caso dos filmes de terror asiáticos, que têm pouco público nos cinemas americanos.
Recentemente foi anunciada para 2013 uma nova refilmagem de Carrie – A Estranha, clássico de Brian de Palma de 1976. Em 1999 já havia sido feito um remake da história, que não foi muito bem recebido. Será que a nova produção repete o sucesso do primeiro ou o fracasso do segundo?


A seguir, alguns exemplos de remakes (e seus originais) bem e mal sucedidos:


Madrugada dos Mortos 

1978

Um dos precursores do gênero de zumbi, que teve George Romero como diretor, um dos maiores diretores de terror de todos os tempos. Em 2004 Zack Snyder fez seu remake homônimo e alcançou praticamente o mesmo sucesso.

2004 

Sexta-Feira 13

1980 


Uma das franquias de terror de maior sucesso, teve 11 produções no total, em 2009 a Paramount lançou um remake, estrelando o ator de Sobrenatural, Jared Padalecki. Se havia o interesse em refilmar todas as seqüências também, ele deve ter se esvaído, pois o filme não chegou nem perto do sucesso de seu original.

2009 

A Coisa

1951 


Em 1982 John Carpenter, outra lenda do cinema de terror, refilmou A Coisa de Outro Mundo com o nome de A Coisa. Por ter mais qualidade, ser um pouco mais fiel ao livro no qual os filmes são baseados, o filme fez muito mais sucesso que seu original de 1951, e é lembrado até hoje.

1982 

 O Massacre da Serra Elétrica

1974



O remake de 2003 não trouxe nada de atrativo nem inovador à produção, e mesmo assim já ganhou uma seqüência, mas ambos ficam muito atrás do original de Tobe Hopper, terceira lenda do cinema de terror desse post.

2003 


Terminamos esse post com uma reflexão sobre a necessidade desses remakes, vocês acham que é realmente válido refazer um clássico de sucesso?

Jhonny Castro



Nenhum comentário:

Postar um comentário