terça-feira, 22 de maio de 2012

Especial diretores - parte 2


Tobe Hoopper (1943-) – Diretor dos clássicos O Massacre da Serra Elétrica (seu primeiro trabalho como cineasta) e Poltergeist, que foi escrito e produzido por Steven Spielberg. Desde o final dos anos 80 vem trabalhando em séries de televisão, depois de alguns fracassos de crítica e problemas com produtores.

Poltergeist (1982)

Stephen King (1947-) – Como diretor só realizou um filme e foi um fracasso, mas merece estar nessa lista por sua contribuição na literatura do gênero, e pela quantidade absurda de suas histórias adaptadas para o cinema (para diretores iniciantes ele vende o direito de adaptar suas histórias por apenas 1 dólar). Apresenta com frequência eventos sobrenaturais acontecendo em pequenas localidades.

Cemitério Maldito (1989) (Dirigido por Mary Lambert)

Sam Raimi (1959-) – Adepto do cinema de terror no começo da carreira, acabou partindo para outros gêneros depois, tendo assim produzido pouca coisa no horror, mas de qualidade, como o clássico Uma Noite Alucinante. Depois de dirigir a trilogia do Homem Aranha, relembrou os velhos tempos com o gore e surpreendente Arraste-me para o Inferno.

Uma Noite Alucinante (1981)

George Romero (1940-) – Romero está entre os maiores diretores de terror da história, é um dos criadores e marco do sub-gênero dos filmes de zumbi, com sua chamada “série dead”, que começou com Noite dos Mortos Vivos, em 1968. Tem como marca registrada o gore e o uso de bastante sangue.


Madrugada dos Mortos (1978)


É bom lembrar que esses grandes diretores não fizeram apenas filmes de terror, mas ficaram marcados na história desse gênero por diversos fatores. Poderiam ainda ser acrescentados à lista nomes como Robert Wiene, Brian de Palma, Mario Bava, Zé do Caixão, entre outros, mas a lista ficaria extensa demais.

E você, qual é o seu DIRETOR de terror favorito?
Jhonny Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário